Pais e estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se uniram em um abaixo-assinado contra a decisão da universidade de revogar a bonificação de 15% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para candidatos que cursaram o ensino médio no estado.
Com mais de 1,7 mil assinaturas, o documento foi protocolado no site da universidade e será entregue ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) nesta segunda-feira (25).
A revogação do benefício foi anunciada pela UFMT na última quinta-feira (21), após a repercussão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou a concessão da bonificação inconstitucional.
O anúncio causou revolta entre os estudantes que já haviam realizado o Enem neste ano e contavam com a vantagem para concorrer a vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O grupo que questiona a decisão argumenta que a revogação da medida foi feita sem aviso prévio e que a mudança é desproporcional, prejudicando alunos que haviam se planejado com base na política de bonificação.
Eles pedem a reconsideração da revogação, destacando o impacto negativo para os estudantes que dependem da bonificação para garantir sua vaga na universidade.