Comitê aperfeiçoará avaliações da educação básica

publicidade

O Ministério da Educação (MEC) realizou, nesta terça-feira, 15 de abril, a primeira reunião do Comitê Consultivo de Especialistas para Aperfeiçoamento dos Processos de Avaliação da Educação Básica. O objetivo é estabelecer diretrizes e orientações para que os sistemas estaduais de avaliação estejam organizados de forma complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o Comitê foi instalado para analisar as distorções de dados levantados nos estados e nos municípios, por conta do contexto em que são coletados e aplicados. “A nossa meta é garantir que a gente possa ter os resultados mais fidedignos possíveis, com a melhor metodologia, para que a gente possa garantir os resultados que a gente almeja e deseja. A ideia é que a gente possa, com esse Comitê, receber recomendações, orientações e sugestões”, observou.  

Ainda segundo Camilo Santana, o objetivo do MEC está no cumprimento das métricas do Plano Nacional de Educação. Nunca houve um olhar tão grande para a educação básica como estamos dando agora, porque compreendemos que o grande desafio do Brasil é a educação básica. O mínimo que um país precisa garantir aos seus cidadãos é o direito de concluir a educação básica e ter a oportunidade de construir o seu futuro, seja no ensino técnico, seja na universidade, seja no mercado de trabalho. Isso impacta o país social e economicamente, pontuou o ministro da Educação. 

A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, também esteve presente na reunião e ressaltou que o momento é de entrega de resultados. A gente conseguiu mobilização e, agora, precisamos entregar resultados para a sociedade. A experiência do Ceará tem ensinado a todos nós o valor da avaliação para potencializar a política pública. Vocês agora estão ao nosso lado, ao lado do ministro, para a gente validar que a avaliação é muito importante para a solidez das políticas”, reforçou. 

Já o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, indicou que a Comissão lidará com aspectos relevantes da política pública educacional do país. “o reconhecimento da importância de fazer com que sistemas estaduais de avaliação da educação básica participem do esforço pactuado com o MEC, disse. 

A reunião contou, ainda, com a presença do secretárioexecutivo do MEC, Leonardo Barchini; do secretário de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC, Evânio Araújo Júnior; além de outros representantes do Inep e professores doutores de universidades federais que integram o Comitê.  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade