MODAL DE TRANSPORTE
Emanuel Pinheiro se reunirá com setor produtivo de Cuiabá para debater VLT
PODERES

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou durante transmissão ao vivo nas redes sociais, na terça-feira (24), que vai se reunir com setor produtivo do município para debater sobre a substituição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo Ônibus de Rápido Transporte (BRT).
No início do mês, o Tribunal de Contas da União (TCU) acatou o pedido de cautelar movido pela Prefeitura de Cuiabá e determinou ao Governo do Estado de Mato Grosso a imediata suspensão de todos os procedimentos administrativos relacionados à substituição do VLT pelo BRT. O ato é assinado pelo ministro Aroldo Cedraz.
Em sua decisão, o ministro ratificou os apontamentos feitos de forma constante pelo prefeito Emanuel Pinheiro desde que a possível troca de modal foi anunciada.
No recurso conduzido pela Procuradoria-Geral do Município (PGM), por exemplo, a Prefeitura cita que “tal decisão se deu de forma unilateral, sem qualquer espécie de participação da sociedade e dos municípios por onde o modal de transporte será implantado, qual seja, Cuiabá e Várzea Grande”.
Cedraz lembrou ainda que o Estado já havia sido alertado pela Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU) sobre a necessidade cooperação dos governos locais nas discussões sobre o tema.
O ministro destaca ainda que a decisão de alteração do modal de transporte público intermunicipal não possui respaldo da SMDRU.
Por esse motivo, o prefeito explica que a pauta do VLT será incluída na reunião sobre o Plano Diretor do município, para que o segmento produtivo possa se posicionar sobre o assunto.
“Vou ter essa conversa com o setor produtivo de Cuiabá também, são dezenas de segmentos organizados do setor produtivo que contribui muito para o desenvolvimento de Cuiabá. Vamos discutir sobre o Plano Diretor, quero ouvir as sugestões e as ideias e vou colocar na pauta VLT e BRT, não podemos nos esconder”, destaca Pinheiro.
“Faço questão, precisamos do setor produtivo e vamos fazer uma grande reunião sobre o Plano Diretor e estou buscando meios de colocar o VLT, porque temos que pensar em Cuiabá daqui 30 anos, não só no comércio, indústria, mobilidade urbana, meio ambiente ou desenvolvimento urbano, mas também no transporte coletivo, e o VLT está há dez anos passando na nossa cara e boa parte dos personagens econômicos não se envolvem, mas vou levantar essa discussão com o setor produtivo de Cuiabá”, acrescenta o prefeito.

PODERES
Blairo se aproxima de Lula para unir PP e PT e conquistar apoio do Agro

O deputado federal e pré-candidato ao Senado por Mato Grosso, Neri Geller (PP), busca uma aliança com o ex-presidente Lula (PT) em uma tentativa de reaproximar o setor do agronegócio ao petista.
De acordo com informações divulgadas pela Rádio CBN, na tarde desta quarta-feira (6), a possível união tem aval do diretório nacional do PP.
A reaproximação da sigla com o PT estaria sendo promovida pelo ex-governador Blairo Maggi (PP) que mantém amizade com Lula.
Mato Grosso é um dos estados mais bolsonaristas do país e caso a parceria entre PP e PT se concretize, será um ponto de virada na relação entre Lula e o agronegócio com vistas às eleições de outubro.
Veja vídeo:
-
PODERES1 dia atrás
Afilhada de Michelle Bolsonaro, jornalista deve ser ‘fenômeno’ nas eleições em Mato Grosso
-
VEJA BEM3 dias atrás
Morre Ronaldo Caiado, filho do governador de Goiás neste domingo
-
GERAL5 dias atrás
SBT faz contratação de peso e traz ex-global para comandar comercial
-
GERAL2 dias atrás
Acidente entre Comodoro e Campos de Júlio mata quatro pessoas; veja vídeo
-
POLÍCIA5 dias atrás
Vereador Paccola mata agente do Sistema Socioeducativo; vídeos
-
GERAL7 dias atrás
Júri é adiado pela quarta vez e mãe chora e faz apelo por justiça dos dois filhos
-
PODERES3 dias atrás
Emanuel diz que Paccola é ‘réu confesso’ e espera posição da Câmara
-
POLÍCIA2 dias atrás
Vídeo mostra momento que Paccola atira contra Alexandre Miyagawa