Moradores do bairro Doutor Fábio, em Cuiabá, estão enfrentando sérios transtornos devido à falta de coleta de lixo, que já dura quase duas semanas. A empresa responsável pela coleta na Capital não tem cumprido com o serviço, o que tem gerado acúmulo de lixo nas calçadas e ruas.
O problema tem causado mal cheiro, a proliferação de larvas e moscas, além de cães que rasgam as sacolas de lixo, espalhando ainda mais o material pelas vias.
Juliana Teixeira da Costa, moradora da região, relatou que o maior prejudicado em sua casa tem sido seu filho pequeno, que sofre com os impactos da sujeira e do mau cheiro. Ela comentou que os vizinhos já fizeram diversas reclamações, mas não obtiveram resposta.
“Antes era mais limpo, eles passavam, tinha organização. Eles passavam terça, quarta e sexta. Agora tem mais de semana”, lamenta Juliana.
Outra moradora, Mairdes Alves de Assis, também se queixa da situação. Ela relatou que o lixo acumulado está atraindo bichos, que até entram nas residências. Mairdes, que possui imunidade baixa e problemas de saúde, afirmou que a situação está insustentável. Além disso, ela mencionou que está recebendo duas cobranças da taxa de lixo em uma única fatura, o que agrava ainda mais o problema.
“O meu talão está ai de prova, duas cobranças num talão só. Não tenho dó de pagar, mas tem que limpar” concluiu.
A Empresa Locar Saneamento Ambiental, responsável pela coleta, renovou recentemente o contrato com a Prefeitura de Cuiabá, há cerca de um mês.
O prefeito Abílio Brunini (PL), que assumiu a gestão há três semanas, já havia alertado em uma coletiva com a imprensa que, caso a empresa não cumpra com o serviço conforme o combinado, o contrato será rescindido e uma nova licitação será aberta para garantir a continuidade do serviço à população.
Enquanto isso, os moradores seguem enfrentando as consequências da falha na coleta de lixo, esperando que a situação seja resolvida o quanto antes.
(Imagens – SBT Comunidade)