ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PODERES

Show de humor abre programação da Semana de Eficiência Energética do TCE-MT

Publicado em

PODERES [email protected]


Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

A dupla de humoristas Nico e Lau deu início aos eventos da 6ª Semana da Consciência Energética do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), nesta quarta-feira (13). O show, desenvolvido especialmente para atender à temática, abordou questões relacionadas à economia e consumo consciente, reunindo dezenas de servidores.

De acordo com a gestora do Sistema de Gestão de Energia (SGE) do TCE-MT, Carla Cristiny Esteves de Oliveira, o órgão é certificado desde 2015 com a ISO 50001, referente à integração das instituições com o meio ambiente, por meio de um melhor aproveitamento dos recursos.

“Dentre outros vários critérios, a certificação prevê a comunicação do setor com os servidores. Então, ao longo desta semana, além de falarmos sobre a existência da ISO,  também informaremos sobre a eficiência energética, economia de energia e sobre nossas ações e metas”, explica.

Neste contexto, a gerente  do SGE, Débora Finazzi Luz Farah, destaca os números alcançados pelo Tribunal, que apresentou redução de 26,72% no consumo de energia entre 2019 e 2021. Além disso, durante o período, também houve queda de 48% no gasto de água.

Leia Também:  Wellington entrega convite a Bolsonaro para inauguração de hospital em Cuiabá

“É preciso considerar que esta economia significativa está relacionada à pandemia de Covid-19 e ao teletrabalho. Portanto, nosso desafio agora é manter bons percentuais, mesmo com o retorno das equipes a modalidade presencial. Temos feito um trabalho interessante com energia, água e combustível”, conta.

Débora destaca que o TCE-MT teve redução média de 2% de energia ao ano. “É um trabalho conjunto que envolve esforços do SGE e de todos os servidores, que contribuem de forma indireta, desligando luzes, monitores e condicionadores de ar ao saírem de suas salas, por exemplo.”

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Para a servidora da Escola Superior de Contas, Dilce Meire Santos, é sempre importante reforçar este tipo de informação. “Por mais que saibamos o que tem ser feito, é bom lembrar que as mesmas atitudes que adotamos em casa podem ser trazidas para a instituição”, comentou ao final do show.

Uma parceria com a Energisa garante ainda que, ao longo dos encontros, os servidores entendam melhor a produção e distribuição de energia. A orientação é feita por funcionários da empresa, que também fornecem informativos com dados sobre as contas de energia e dicas de economia.

Leia Também:  Câmara adere a campanha Vacina Solidária e entrega mais de 100 cestas básicas

A Semana da Consciência Energética se estende pela quinta-feira (14) e sexta-feira (15), quando haverá palestras técnicas com especialistas nas áreas de eficiência energética e economia de energia. Vale destacar que o evento obedece a todos os protocolos de biossegurança.

Além disso, o serviço de jardinagem do TCE-MT, em parceria com o Horto Florestal, está realizando sorteio e distribuindo mudas de plantas ornamentais e árvores frutíferas, na recepção do Edifício Marechal Rondon, das 8h30 às 12h.

André Garcia Santana
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

COMENTE ABAIXO:
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODERES

Stopa determina auditoria completa em folha de pagamento de servidores

Publicados

em

Dando sequência as ações de transparência públicas executadas na Prefeitura de Cuiabá, desde 2017 pela gestão Emanuel Pinheiro (MDB), o prefeito em exercício José Roberto Stopa (PV) determinou a realização de um auditoria na folha de pagamento da Secretaria Municipal de Saúde. O anúncio da medida foi feito na sexta-feira (22). 

De acordo com o documento, o ato coordenado pelo prefeito em exercício englobará uma análise detalhada tanto de servidores ativos como também os inativos.

A partir da verificação, Stopa pretende ter acesso as informações que permitirão fortalecer o controle sobre os gastos públicos, por meio de medidas estratégicas para Gestão de Pessoas e Gestão Previdenciária. 

Os trabalhos começarão já na próxima semana e serão realizados em conjunto com a Procuradoria Geral do Município (PGM), Controladoria Geral do Município (CGM), e Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá (Cuiabá-Prev).

Serão verificadas todas as práticas administrativas e operacionais inerentes a consolidação e pagamento da folha salarial.  

“O que estamos fazendo é complementando as ações que já estão em funcionamento no Município. Cuiabá tem sempre buscado se aprimorar na transparência pública, garantindo a consolidação dos controles interno, externo e social. É um trabalho contínuo, que será fortalecido e gerará importantes resultados para a sociedade”, explica José Roberto Stopa. 

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA 

Em março desde ano, Cuiabá foi indicado como o município mais transparente do estado de Mato Grosso, com nota 8.9, na 2ª edição da Escala Brasil Transparente — Avaliação 360º, realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU). O ranking avalia o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelos entes federativos brasileiros. 

O levantamento contou com a participação de 26 estados, Distrito Federal, e 665 município. A Capital conseguiu tirar a maior nota do Estado, no quesito “Transparência Ativa”, com o Portal da Transparência. Os quesitos foram avaliados entre abril e agosto de 2020, considerando o período de agosto de 2019 a janeiro de 2020 como referência para a verificação das informações publicadas nos sites oficiais e portais de transparência. 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Consultoria Jurídica Geral do TCE-MT realiza mais de mil procedimentos no 1° semestre
Continue lendo

PODERES

POLÍCIA

GERAL

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA