Em pouco mais de três meses, o prefeito conseguiu fazer Rondonópolis avançar nos diversos segmentos e a cidade já percebe a diferença.
Com o empenho de toda equipe de secretariado, obras estão seguindo o cronograma e os serviços públicos sendo entregues para a população com a qualidade e comprometimento que ela merece.
No primeiro dia de gestão, com apoio da Secretaria de Governo, o prefeito Cláudio Ferreira já assinou o decreto de Liberdade Econômica, que visa promover o livre exercício de atividades econômicas, desburocratizando alguns pontos para os empreendedores, como de abertura de empresas.
Logo no início, o novo governo municipal também promoveu a reforma administrativa da Prefeitura, reestruturando as secretarias municipais.
Administração, Gestão de Pessoas e Inovação
Nos primeiros 100 dias de gestão, essa Secretaria conseguiu implementar inúmeras ações que garantem economia aos cofres públicos municipal, como a reforma administrativa, e serviços de qualidade prestados aos cidadãos.
Nesse setor, destaca-se a posse de cerca de 20 professores aprovados no concurso da educação e o maior processo seletivo para a Secretaria de Promoção e Assistência Social.
O pagamento dos salários dos servidores dentro do mês trabalhado também é compromisso da Secretaria que liderou os trabalhos nos processos de licitação, com contrato de R$ 32 milhões em medicamentos e R$ 5 milhões em insumos; para a merenda escolar, compra de uniformes e de materiais; e ainda da compra de R$ 2 milhões em cestas básicas.
Nesse período, a equipe da Inovação implantou mudanças que tornaram o site da Prefeitura seguro para toda a população, e em uma roupagem nova, com informações mais acessíveis aos usuários.
As unidades de saúde agora contam com internet wi-fi, conectando ainda mais os serviços e seus profissionais.
Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Essa tem sido uma das Secretarias mais dinâmicas nesse início de gestão, com um grande número de avanços já concretizados.
Na educação, a gestão entregou aos alunos materiais didáticos das empresas Aprender e Aprende Brasil, esta do grupo Positivo.
Agora 70 mil uniformes escolares começaram a ser entregues aos estudantes, sendo que outros 20 mil vão ser entregues ao longo do ano.
Mais de 4 mil profissionais da educação e docentes participaram de formações e capacitações realizadas em menos de três meses, um aumento de 153% sobre todo o ano de 2024.
A gestão também vem promovendo a maior contratação de estagiários da história do município para atendimento especializado a crianças atípicas.
Na área da cultura, a gestão promove ações que fortalecem a identidade cultural da cidade e valorizam os artistas locais, incluindo eventos como o ‘Cultura em Ação’; o ‘Elas na Produção’; o ‘LabArtes’; e o ‘Toda Praça é Arte’.
Na área de esporte e lazer, vem sendo feito um trabalho para ampliar o acesso às atividades esportivas e garantir espaços públicos adequados, com destaque para realização dos Jogos Escolares, manutenção do Estádio Luthero Lopes e miniestádios, cessão de transporte para atletas e equipes municipais, entre outros.
Fazenda
Receber as taxas e impostos dos contribuintes está entre as missões da Secretaria da Fazenda, que integra os setores das Finanças, Planejamento e Receita.
Pensando nisso, a Prefeitura está realizando a campanha IPTU Premiado e vai sortear R$ 300 mil em prêmios para os contribuintes.
Outra novidade, realizada pela Fazenda, é a emissão, direto pelo portal da Prefeitura, de Nota Fiscal Avulsa, do parcelamento de débitos não inscritos em dívida ativa e da CND, essa sem custo nenhum para o interessado.
A Fazenda também eliminou taxas importantes como da emissão de guias (R$ 9,00) e do alvará dos taxistas.
Contribuir com a redução do mosquito transmissor da dengue e chikungunya, também passou pela Fazenda que Intensificou o trabalho de fiscalização de terrenos sujos, notificando seus proprietários.
Infraestrutura
Oferecer qualidade de vida para a população passa por deixar uma cidade estruturada com obras de mobilidade, galerias pluviais e pavimenta asfáltica, por exemplo.
A Secretaria de Infraestrutura não mediu esforços para recuperar o pavimento e alguns trechos que sofreram a ação das chuvas e tiveram erosões, colocando motoristas e motociclistas em perigo.
Assim que possível, deu a ordem de serviço na operação tapa buraco, iniciando nas principais vias e em seguida contemplando os bairros.
Como compromisso da gestão, a Sinfra mantêm o cronograma das obras que já estavam em andamento garantindo a conclusão e entrega para a comunidade.
Novos projetos já estão sendo elaborados e devem acabar com velhos problemas de mobilidade urbana e também de superlotação em unidades de saúde.
Adeilson josé / Gcom
Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária
O grande volume de chuvas no início do ano foi um desafio para a nova gestão que encontrou terrenos tomados pelo mato em várias regiões da cidade, agravando também a saúde por conta da proliferação do mosquito transmissor da dengue e chikungunya.
Uma grande força tarefa foi feita pela Secretaria para fazer a limpeza dos arredores das unidades de saúde, escolas, creches, praças e áreas públicas.
Saindo da cidade, a Semmaap também realizou serviços de recuperação de estradas e pontes de madeira, colocação de manilhas para drenagem em diversas comunidades rurais, beneficiando pequenos agricultores que podem comercializar seus produtos no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar do Campo à Mesa, aberto ao público recentemente.
Mobilidade Urbana
A Prefeitura também deu passos importantes para um trânsito mais seguro e organizado. Foram construídas rotatórias em pontos críticos e revitalizada a sinalização horizontal nas vias do centro da cidade, que receberam ainda novo microrrevestimento.
A implantação da terceira faixa de rolamento na Rua Fernando Corrêa da Costa bem como a alteração do sentido de ruas também foram executadas nos últimos 100 dias.
Promoção e Assistência Social
Os trabalhos da nova gestão deram início ao fortalecimento da rede de proteção social. Com foco na dignidade humana e no cuidado integral, a Secretaria priorizou ações estruturantes para garantir mais eficiência e acolhimento aos cidadãos.
Entre as principais iniciativas, está a contratação de 40 novos profissionais: 20 assistentes sociais, 10 pedagogos e 10 psicólogos, ampliando significativamente a capacidade de atendimento da rede socioassistencial, bem como a criação da Coordenadoria da Mulher e a Vigilância Socioassistencial.
Outra conquista foi a implantação de um sistema de acompanhamento no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), promovendo um olhar mais atento às pessoas em maior vulnerabilidade.
O atendimento também foi fortalecido com a ampliação das equipes e da estrutura do Cadastro Único, além de capacitações contínuas para os servidores.
A articulação institucional avançou com a assinatura do convênio com a Caixa Econômica Federal para a construção da sede própria do CRAS Vila Rica.
Paralelamente, os atendimentos nos Cras e Creas foram ampliados, oferecendo mais acessibilidade e serviços à população.
Um dos marcos dessa nova gestão foi o lançamento do Programa Bem-Te-Vi, voltado ao acolhimento e reinserção social da população em situação de rua.
Transporte Coletivo
A AMTC colocou todos os 50 ônibus da sua frota para rodar, voltando a operar integralmente, garantindo mais regularidade e conforto no deslocamento diário da população.
Uma novidade foi a implantação da lei que garante que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possam utilizar os ônibus do transporte coletivo local para se locomover junto aos cães de assistência.
O prefeito também anunciou a continuidade e conclusão das obras do terminal urbano do transporte coletivo.