INOVAÇÃO

Sucesu-MT destaca papel estratégico da Inteligência Artificial nas empresas

publicidade

Será que o mundo empresarial tem espaço para a Inteligência Artificial? Essa tecnologia é realmente segura ou um eventual vazamento de dados pode causar grandes prejuízos? Já existem grandes empresas utilizando IA de forma eficiente? Onde e como uma corporação pode contratar esse tipo de solução e quais os profissionais que desenvolvem essas ferramentas? Como os dados da própria empresa podem ser utilizados na IA?

Essas e muitas outras perguntas têm surgido à medida que a Inteligência Artificial ganha destaque no universo dos negócios. Foi justamente para debater essas questões que a Sociedade de Usuários de Tecnologia e Telecomunicações de Mato Grosso (SUCESU-MT) colocou o tema em evidência durante o evento “CIO Experience 2025”.

Com o tema “Sua Cultura Está nos Dados: O Futuro da IA Começa na Estrutura que Você Ignora”, o encontro reuniu especialistas, executivos e tomadores de decisão para discutir o papel estratégico da IA nas empresas, os riscos envolvidos e os caminhos possíveis para sua implementação segura e eficiente.

De acordo com a entidade, para cada desafio enfrentado no ambiente corporativo, é possível desenvolver uma solução baseada em IA, capaz de otimizar processos, reduzir custos, abrir novas oportunidades de negócios. Segundo especialistas presentes, com a IA, cada desafio pode ter uma resposta mais rápida, precisa e inovadora.

A vice-presidente executiva da SUCESU-MT, Helen Nyvian Ferreira Cavalcante, avalia que as discussões sobre IA, promovidas pela entidade em Mato Grosso, são fundamentais para o aprofundamento neste tema tão relevante nos dias de hoje, principalmente no contexto do mundo empresarial. “A implementação da IA é totalmente segura para as empresas, tanto que são firmados contratos jurídicos entre as corporações, para que a Lei de Segurança de Dados seja colocada em prática. Um fator importante a ser destacado é que todos os dados da empresa contratante em questão são criptografados, nada que é criado na IA sob o ponto de vista empresarial fica aberto.”

Ton Beppu, engenheiro de Soluções em IA da Algar Telecom, observa que muitas empresas desejam a IA, mas esbarram em um obstáculo comum: não sabem exatamente o que precisam, por onde começar ou a quem recorrer para viabilizar a implementação da tecnologia.

 Daí a importância de eventos como o SUCESU-MT CIO Experience 2025, além das empresas contarem com uma equipe de profissionais especializados para cada caso em específico. O engenheiro explica que a fonte da IA está nos dados e se alimenta de dados, que precisam ser selecionados e refinados. Dessa forma, cada empresário tem que conhecer os dados disponíveis dentro da sua empresa, para a partir daí pensar por onde começar.

O empresário Diego Silveira de Faria, proprietário da Redeflex, conta que a IA já é uma realidade dentro da sua empresa. “A implementação da IA dentro das companhias é um grande desafio, principalmente na preparação dos dados para o uso dessa tecnologia. Hoje, o uso superficial dessas inteligências artificiais e desses LLMs disponíveis no mercado de forma superficial é muito fácil. Porém, a implementação para poder utilizar de forma sustentável e dentro de todos os dados disponíveis e estrutura de setores da companhia, é o grande desafio”.

O presidente do Conselho de CIO da SUCESU-MT, Wagner Biasi, vê com otimismo a adoção da IA dentro das empresas. “A estrutura de dados nas companhias é algo essencial. As empresas estão em distintas maturidades, umas mais maduras e com maiores estruturas de dados, outras estão começando a entender o que é a IA. De forma que acho importante essa iniciativa da SUCESU-MT, que colocou em pauta este assunto tão relevante. Isso porque somos muito vinculados a agricultura aqui em Mato Grosso, tratar de um tema como esse acelera os entendimentos das empresas e também os nossos, de como vamos nos relacionar com a inteligência artificial”.

Sobre a SUCESU – MT

Fundada no Brasil em 1965, com uma filial em Mato Grosso desde 1985, a entidade foi protagonista na realização de grandes eventos de tecnologia nas décadas de 1990 e 2000. Após um período de inatividade devido à pandemia, a SUCESU-MT foi reativada em 2024 com objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico do Estado.

Nesta nova fase, a SUCESU-MT tem como meta promover palestras de tecnologia, visitas técnicas às organizações que se destacam na área tecnológica, congressos de tecnologia, fortalecer o relacionamento e troca de experiências profissionais entre profissionais de TIC, e capacitar estudantes da área para o mercado de trabalho. Temas como inteligência artificial, cibersegurança e telemetria com uso de câmeras serão pautas de qualificações a partir de 2025.

O corpo diretivo é composto por executivos de grandes empresas dos mais variados setores. A diretoria é composta pelo presidente, Alexandre Carvalho da Silva, a vice-presidente executiva, Helen Nyvian Ferreira Cavalcante, e o vice-presidente administrativo financeiro, Edson Tomossada Yonaha.

COMENTE ABAIXO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade